HISTÓRICO E METODOLOGIA DO PROJETO
A
informatização dos recursos bibliográficos da USP teve início em 1985, com a
criação de um catálogo global do acervo de todas as bibliotecas da instituição,
destinado a acesso on-line, mais tarde denominado Banco de Dados
Bibliográficos da USP – DEDALUS. Para a representação temática desse
acervo, embora cada biblioteca já utilizasse terminologias consagradas de cada
especialidade em seus catálogos tradicionais, foi necessário desenvolver uma
linguagem de tratamento comum para o Banco, denominada Lista de Assuntos USP,
que contava inicialmente com cerca de 8.000 entradas. Entre
1988 e 1989 foram incluídos novos termos à lista, totalizando 8.300 cabeçalhos
autorizados.
Em
dezembro de 1992, o Departamento Técnico do SIBi realizou um Workshop interno, com o
objetivo de iniciar a modernização do Sistema de Bibliotecas da USP. Nesse
evento, foram definidas as atividades prioritárias para o Sistema, figurando
dentre elas o aprimoramento do Banco DEDALUS. Em março de 1993 foi
constituída equipe específica para essa atividade, composta inicialmente por 8 bibliotecários de Unidades da USP, com a atribuição de
expandir e atualizar a Lista de Assuntos então existente.
A
primeira tarefa da equipe consistiu em planejar e organizar os diversos
aspectos do trabalho. Nesse contexto, foi proposta pelo Departamento
Técnico do SIBi uma parceria
com o Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações
e Artes da USP(CBD/ECA/USP), para a orientação metodológica da estruturação do Vocabulário.
A seguir, foi efetuado um primeiro estudo da Lista de Assuntos, com
a colaboração de bibliotecários de várias Unidades da USP vinculados às
atividades de Processamento Técnico e de Cadastramento de Monografias no Banco
DEDALUS.
Com a
finalidade de capacitar o grupo para a tarefa, foi realizado, simultaneamente,
o curso "Princípios de Compatibilização de Linguagens Documentárias",
ministrado no DT/SIBi, pelas
Docentes Anna Maria Marques Cintra, Maria de Fátima Gonçalves Moreira Tálamo,
Marilda Lopes Ginez de Lara e Nair Yumiko Kobashi, do CBD/ECA/USP, e
Mariângela Lopes Fujita, da UNESP, com a participação
de cerca de 50 bibliotecários. Estabeleceu-se, com esse curso, um patamar comum
de conhecimentos e de procedimentos metodológicos compartilhado pelo grupo. Ao
término do referido curso, foi elaborado o "Projeto para Aprimoramento da
Lista de Assuntos USP" .
Para o
desenvolvimento do referido projeto, houve a participação efetiva de cerca de
40 bibliotecários do Sistema, bem como a valiosa colaboração de docentes das
várias Unidades da USP, na estruturação dos sistemas conceituais e adequação
terminológica das áreas contempladas pelo Vocabulário. Por sua vez, os
docentes integrantes da linha de pesquisa em Análise Documentária e Terminologia
do CBD/ECA/USP ofereceram o aporte metodológico ao projeto.
Além do
acompanhamento do Departamento Técnico do SIBi/USP,
destacam-se a atividade de coordenação técnica, feita por uma bibliotecária do
Sistema, e a coordenação metodológica de uma docente do CBD/ECA/USP. Para a
organização final dos originais e a criação de base de dados, com o objetivo de
tornar disponível o Vocabulário no Banco DEDALUS, houve a participação
da equipe de bibliotecários, analistas de sistemas e técnicos do Departamento
Técnico do SIBi/USP.
METODOLOGIA
As
Bibliotecas da USP caracterizam-se pela descentralização e especialização de
seus acervos. O acesso global a esse fundo informacional requer, desse modo,
uma linguagem comum de representação temática, que contemple a convivência, em
cada acervo, de itens bibliográficos gerais (presentes nas várias bibliotecas
do Sistema), voltados para o ensino de graduação, e de itens especializados
(igualmente presentes nas várias bibliotecas), que respondem às demandas do
ensino de pós-graduação e da produção de conhecimento pelas diferentes linhas
de pesquisa.
Para
enfrentar esse desafio, optou-se pela criação de um vocabulário unificado,
tendo como ponto de partida as linguagens efetivamente utilizadas pelas
bibliotecas do sistema. A elaboração de um Vocabulário controlado
fundamentou-se no princípio de que um instrumento dinâmico, capaz de ser
atualizado de forma criteriosa, requer uma estrutura de relações
lógico-semânticas explícitas entre as áreas, subáreas e a terminologia propriamente
dita, em seus diferentes níveis e a apresentação de regras de utilização
igualmente explícitas e compartilhadas.
Para
assegurar a realização do projeto, foram estabelecidas metas claras,
procedimentos sistemáticos, controlados e submetidos a ajustes periódicos e,
principalmente, contou-se com equipe sintonizada com os objetivos globais do
trabalho. Nesse sentido, foram adotados os seguintes procedimentos
organizacionais e metodológicos:
b)
Elaboração da estrutura temática de cada área e compatibilização das estruturas
por sub-grupos.
As
estruturas temáticas de cada área foram elaboradas a partir dos descritores
existentes nos catálogos locais das bibliotecas e da consulta a diversos tipos
de fontes de referência: tesauros já existentes, sistemas de classificação,
dicionários especializados, coleções básicas de cada área, estruturas
curriculares, linhas de pesquisa das Unidades e especialistas da Universidade
nas áreas do conhecimento consideradas. A partir da estrutura preparada pelas
bibliotecas, procurou-se elaborar em cada sub-grupo
uma estrutura unificada. Foram construídas, inicialmente, em torno de 50
estruturas temáticas relacionadas às disciplinas científicas. Dentre elas, a
Biblioteca do Instituto de Química elaborou as estruturas temáticas de Química
e de Farmácia; a Faculdade de Filosofia elaborou várias estruturas temáticas,
referentes à Antropologia, Sociologia, História, Letras, como segue:
Quadro I – Distribuição dos Grupos de Bibliotecas
para a Elaboração do Vocabulário USP
Sub-Grupo |
Áreas Temáticas |
Bibliotecas
Participantes |
1 |
Filosofia,
Ciência Política, Antropologia, Sociologia, História, História do Brasil, Museologia, Geografia, Letras e Lingüística. |
|
2 |
Economia,
Direito, Administração, Contabilidade |
|
3 |
Educação,
Psicologia |
|
4 |
Artes,
Arquitetura e Urbanismo, Comunicações |
|
5 |
Geologia,
Química, Bioquímica, Farmácia, Matemática, Estatística, Astronomia, Geofísica
e Física |
|
6 |
Medicina,
Saúde Pública, Nutrição, Enfermagem, Educação Física e Esportes |
|
7 |
Biologia,
Botânica, Oceanografia, Zoologia, Medicina Veterinária, Zootecnia e Ciências
Agrárias |
|
8 |
Engenharia |
|
9 |
Odontologia |
|
c)
Inclusão dos blocos de assuntos, gerados em ordem hierárquica, na estrutura
temática unificada
Foi
elaborado pela equipe do DT/SIBi
um programa de computador (com o respectivo manual de procedimentos) para o
desenvolvimento das atividades de compatibilização. Este programa permitiu
registrar a coleta dos assuntos usados em cada biblioteca e sua correspondência
com a Lista de Assuntos USP então vigente. Após a compatibilização das
estruturas temáticas por sub-grupo, os dados foram
integrados à estrutura temática unificada, a fim de serem estabelecidas as
relações lógico-semânticas entre os termos.
A partir
desse processo de inclusão, foi gerada uma listagem em ordem alfabética com a
finalidade de consolidar os termos (descritores) a serem efetivamente
utilizados. Cada termo foi identificado por uma sigla indicadora da Unidade USP
quanto à sua proveniência.
d)
Estabelecimento de relações lógico-semânticas entre os termos.
A lista
global de termos obtida foi inicialmente organizada em ordem alfabética e
analisada para proceder à eliminação de redundâncias e aos ajustes necessários.
Foram determinados, em seguida, os termos preferenciais, sendo os sinônimos ou
quase-sinônimos mantidos como remissivas. Para a normalização dos termos
(homogeneidade formal e univocidade da relação termo-conceito), introduziram-se
qualificadores, notas de escopo, operadores de equivalência (VER), com base nas
normas e diretrizes de construção de vocabulários documentários.
e)
Definição dos termos ambíguos (em ficha terminológica) e compatibilização das
estruturas temáticas dos sub-grupos com as áreas
complementares.
No
processo de construção do Vocabulário USP, verificou-se a
necessidade de refinar as relações lógico-semânticas entre os termos e, ao
mesmo tempo, acrescentar modificadores para eliminar as ambigüidades.
A
definição dos termos conferiu rigor ao processo de compatibilização das
estruturas temáticas dos sub-grupos com as áreas complementares.
Evitou-se, desse modo, manter redundâncias indesejáveis que comprometessem a
economia do sistema.
A lista
alfabética obtida foi editorada e encaminhada a cada integrante do grupo para
proceder à reestruturação hierárquica da sua área, com o uso dos seus termos
específicos.
As
listagens hierárquicas foram então analisadas em conjunto pelos coordenadores
do trabalho. A seguir, foram submetidas à apreciação das bibliotecas, para que
se procedesse à codificação alfa-numérica dos termos, de acordo com a Macroestutura estabelecida para o Vocabulário.
ORGANIZAÇÃO
As hierarquias
de termos foram definidas por áreas do conhecimento e agrupadas de acordo com a
Macroestrutura (Quadro II).
Quadro II – Macroestrutura do Vocabulário USP
Grandes Áreas |
Áreas |
CA100
CIÊNCIAS AGRÁRIAS |
CA110
AGRONOMIA CA120
ENGENHARIA DE PESCA |
CB200 BIOCIÊNCIAS |
CB210
BIOLOGIA CB220
BOTÂNICA CB230
IMUNOLOGIA CB240
MICROBIOLOGIA CB250
ZOOLOGIA |
CB300 SAÚDE |
CB310
EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE CB320
ENFERMAGEM CB330
MEDICINA CB340
NUTRIÇÃO CB350
ODONTOLOGIA CB360
PSICOLOGIA CB370 SAÚDE
PÚBLICA CB380
FARMÁCIA E COSMETOLOGIA CB390
FONOAUDIOLOGIA |
CB400 SAÚDE
ANIMAL |
CB410
MEDICINA VETERINÁRIA CB420
ZOOTECNIA |
CE500 CIÊNCIAS
EXATAS |
CE510
ASTRONOMIA CE520 FÍSICA CE530
GEOCIÊNCIAS CE540
GEOFÍSICA CE550
MATEMÁTICA CE560
QUÍMICA |
CE600 CIÊNCIAS
EXATAS APLICADAS |
CE610
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CE620
ENGENHARIAS CE630
ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE CE640
METEOROLOGIA |
CH700 CIÊNCIAS
HUMANAS |
CH710 ADMINISTRAÇÃO,
ECONOMIA, ECONOMIA DOMÉSTICA E CONTABILIDADE CH720
ARQUEOLOGIA, MITOLOGIA E PRÉ-HISTÓRIA CH730
ARQUITETURA, PLANEJAMENTO TERRITORIAL URBANO E HABITAÇÃO CH740 ARTES
E COMUNICAÇÃO CH750
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E MUSEOLOGIA CH760 DIREITO,
FILOSOFIA, RELIGIÃO, CIÊNCIAS SOCIAIS E CIÊNCIA MILITAR CH770
EDUCAÇÃO, LAZER, RECREAÇÃO CH780
HISTÓRIA, HISTÓRIA DO BRASIL E GEOGRAFIA CH790
LINGÜÍSTICA, LÍNGUAS, LITERATURA E TEORIA LITERÁRIA |